Significado do cumprimento "Oss" retirado da Wikipédia
Não se deve dizer "oss" de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no caratê, deve ser pronunciado usando o hara. Pronunciado durante o cumprimento, expressa respeito, simpatia e confiança no colega. Também diz ao sensei que as intruções foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para segui-las.[4]
Sua aplicação, na maioria dos casos:
- Ao chegar e ao sair do local de treino: o carateca ao chegar na entrada do dojo assume a posição de cumprimento em pé (Ritsurei), pronuncia vigorosamente, para avisar ao sensei, aos praticantes mais graduados e/ou mais vetustos (senpai) e menos graduados e/ou neófitos (kohai) de sua chegada ou saida. Quando o dojô estiver vazio, faz-se em respeito ao local a ao Mestre Funakoshi (tratando-se de Saudação Simbólica);
- Quando do encontro com outro praticante: a saudação deve chegar primeiro, de maneira vigorosa e com vivacidade, partindo sempre do menos graduado para o mais graduado. O aperto de mãos que vem em seguida já se procede de maneira contrária. Claro, porém, que o senpai não se negara a apertar a mão do kohai caso o mesmo venha e estender a mão primeiro.
Significado da Saudação "OSS"
O Karate começa e termina com cortesia, no início e final de cada aula sempre existirá o cumprimento entre aluno e professor (Sensei), estendendo o cumprimento a alunos antigos e graduados, ou, quando dentro do Dojo, for falar com o seu professor, cumprimente-o com uma leve inclinação à frente (lembre-se: quem busca mais do que socar e chutar deverá entender o significado da palavra humildade, pois a arrogância é própria dos fracos de espírito), e o som próprio para este cumprimento é O S S ! ! !, que é uma contração da palavra em Japonês ossishinobu, equivalente ao nosso bom dia ou boa tarde, enfim uma saudação.
Caso chegue atrasado para a aula espere na entrada do Dojo até a autorização e permissão do professor ou quem estiver ministrando a aula naquele momento. Esta autorização sempre vem á partir do movimento com a cabeça e a palavra Oss. Em alguns Dojos utiliza-se a palavra em japonês "SHITSUREI SHIMASU" (desculpe por meu atraso). Após a autorização do professor ou responsável pela aula diga novamente um forte Oss e se posicione ao final do grupo. Os alunos que chegam atrasados para aula devem esforçar-se ao máximo para serem pontuais; aquecimento e alongamento são partes indispensáveis ao treinamento, e não podemos esquecer que todos que ali estão esforçaram-se para chegar no horário marcado.
Sempre que for iniciar qualquer tipo de treinamento com um companheiro, deverá cumprimentá-lo, esta é uma forma de manifestar o seu respeito e reconhecer sua importante participação, pois sem ela o seu progresso seria lento e incompleto. Responda com um Oss ! a qualquer instrução dirigida à você, quando entender o que deverá ser feito.
OSS é uma contração da palavra em Japonês ossishinobu, equivalente à uma saudação repleta de paciência, respeito e apreciação ou para muitos como um bom dia ou boa tarde, uma saudação.
OSS (cuja transcrição exata do japonês é OSU) é uma expressão fonética formada por dois caracteres. O primeiro caracter "osu" significa literalmente "pressionar", e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo caracter "shinobu" significa literalmente "suportar".
A expressão OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como "sim",”por favor,", "obrigado", "entendi", "desculpe-me", para cumprimentar alguém, etc., bem como no mundo do Karate para quase qualquer situação onde uma resposta seja requerida. Para um karateka, OSS é a palavra mais importante.
A palavra OSS implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar. OSS significa, de uma maneira mais simples, "perseverança sob pressão". É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate. Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o "espírito de OSS".
Retirado do site http://www.ricardoaguiar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário